29/06/2017 - Cana-de-açúcar micropropagada no Cetene tem excelente desempenho no campo


Foto: Marcelo Morais/Cetene

Desde 2015, o desenvolvimento no campo de mudas de cana-de-açúcar oriundas de cultura in vitro produzidas pela Biofábrica do Cetene vem sendo monitoradas na Zona da Mata Sul de Pernambuco e em Alagoas, a partir de parcerias firmadas com grandes usinas da região.

A produção em larga escala de cana micropropagada permitirá que os produtores renovem seus campos, com plantas sadias, garantindo produtividade superior em relação à cana convencional, já no primeiro corte e que tende a aumentar nos cortes seguintes. A renovação dos plantios foi, inclusive, tema da Revista Nova Cana – Projeções para Safra 2017/2018 do Setor Sucroenergético, tendo sido apontada como um dos principais gargalos do setor atualmente.

A técnica de cultura de tecidos para a cana-de-açúcar é a mais eficiente para reduzir problemas causados por patógenos, – agentes causadores de doenças do tecido vegetal – e que podem promover prejuízos de até 40% da produção.

O conhecimento da tecnologia da técnica in vitro da Biofábrica em cana-de-açúcar e outras culturas, permite assim, propagação em grande escala de mudas saudáveis e permite a instalação de viveiros primários com garantia de alta produtividade.