11/07/2017 - Franceses admirados com infraestrutura do Cetene


Foto: Marcelo Morais/Cetene

Na manhã da última segunda-feira (10), o Cetene recebeu a visita de representantes do IRD – Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento – e o Cirad – Instituto Francês de pesquisa agrícola e da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e do Mediterrâneo.

Marie-Pierre Ledru (IRD) e Jean -Luc Battini (Cirad) estão visitando os Institutos do Nordeste ligados ao MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – em busca de infraestrutura adequada à pesquisas ligadas a conservação do semiárido. A ideia é desenvolver projetos multinstitucionais e assim otimizar os resultados diante das possibilidades oferecidas pelos diversos centros.

“Uma estrutura como a do Cetene facilita bastante o desenvolvimento dos projetos. Antes o pesquisador tinha que se deslocar até a Europa para concluir seus projetos, fazer análises e com essa visita, foi possível perceber que podemos desenvolver muitas coisas em parceria, além de uma economia de recursos, os resultados são mais rápidos.” – Afirmou Ledru.

A pequena comitiva francesa seguiu na parte da tarde para Campina Grande onde darão sequência as visitas.