NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molecular e incluí o desenvolvimento de materiais que está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais entre outras. A atuação nessas áreas tem como principio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos onde o objetivo principal não é chegar a um controle individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.

No entanto, a definição nanotecnológica mais simples é dada matematicamente sendo, para isso, considerado um nanômetro (nm) correspondente a um metro dividido por um milhão (1 nm=10-9m).

Apesar de ser um termo tão atual, a nanotecnologia já era desenvolvida na antiguidade, onde os romanos produziam artefatos com nanopartículas de ouro, como famoso Cálice de Licurgo, que,
dependendo de como é iluminado, varia entre as colorações esverdeadas e avermelhadas. No entanto, foi somente em 1959, na palestra do americano Richard Feyman, que o termo da nano foi aplicado, por isso é considerado o ponto inicial da utilização da nanociência e da nanotecnologia. Mas, o termo nanotecnologia só foi popularizado com Eric Drexler, na década de 80.

APLICAÇÕES NANOTECNOLÓGICAS

Nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molecular, incluindo o desenvolvimento de materiais, associado a diversas áreas como: medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais.

Essas áreas tem como principio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, onde o objetivo principal não é chegar a um controle individual dos átomos, mas elaborar, através de seu uso, estruturas estáveis.

O experimento realizado por Don Eigler e Erhard Schweinzer, em 1990, na IBM é um exemplo desta manipulação. A técnica utilizada por estes cientistas envolve a utilização de pequenas subunidades – átomos ou moléculas – para fabricação uma estrutura maior.

NANOTECNOLOGIA NO CETENE

O Cetene destaca-se por apresentar uma das mais completas infraestruturas em nanotecnologia do país.

O Programa de Nanotecnologia foi concebido como instrumento para promover o desenvolvimento industrial do Nordeste utilizando a nanotecnologia como ferramenta de mobilização empresarial, de inovação e geradora de novos negócios.

NANOTECNOLOGIA NO CETENE

ENERGIA

TIC

SAÚDE

SUSTENTABILIDADE

      O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou no Diário Oficial da União na quarta-feira (19/12) o Edital para seleção do(a) novo(a) Diretor(a) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), localizado em Recife-PE. Podem se candidatar ao cargo brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional compatível com as áreas de atuação do CETENE, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no Edital.

EDITAL Nº 316/2018/SEI-MCTIC