MICROELETRÔNICA

As atividades do Cetene na área de microeletrônica são realizadas pelo Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas (Lincs). O laboratório tem como missão desenvolver projetos de alta qualidade e oferecer serviços de pesquisa e desenvolvimento em sistemas eletrônicos de aplicação específica. O Lincs é um membro do Programa CI-Brasil do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e é membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), que desenvolve projetos de lei de Informática, na área de microeletrônica e de circuitos e sistemas.

Linhas de Atuação do Lincs:

• Desenvolvimento de Sistemas de Aplicação Específica (hardware e software);

• Pesquisa e Desenvolvimento em Visão Computacional

• Pesquisa e Desenvolvimento de sistemas eletrônicos de Alto Desempenho

 

 

Processamento de Imagens de Trânsito

O sistema consiste de um dispositivo embarcado em câmeras de monitoramento de tráfego que detecta e classifica automaticamente situações que se caracterizem como situações de risco para pessoas. Além disso, este sistema processa imagens de trânsito, conta o fluxo de veículos, identifica congestionamentos e interrupções no tráfego, como acidentes e carros quebrados. Ao detectar esse tipo de evento, o aparelho emite alarme para os controladores na central, possibilitando soluções mais eficazes.

Controle automático de iluminação pública

O sistema permite um controle de luminosidade automático com programação remota (wireless) e simultânea de mais de um poste, detecção automática de falhas nos pontos de iluminação e redução do consumo de energia elétrica.

Monitoramento de qualidade do biodiesel

Essa é uma plataforma segura, portátil e de baixo custo para garantir a qualidade do produto desde sua produção e armazenamento até sua distribuição.

Projeto de testador de cartuchos de impressão

Sistema mais seguro e robusto para teste de cartuchos de impressora. Permite teste elétrico e de impressão do cartucho.

Circuito Integrado RF de Ultra-Baixo Consumo

Projeto que visa desenvolver um leitor RFID que segue as especificações do padrão EPC Global Class 1 Generation 2, instituição composta por líderes da indústria e organizações focadas em desenvolver padrões mundiais para apoiar o uso da tecnologia RFID. O UHF Class 1 Gen 2 define os requisitos físicos e lógicos para resposta de tags passivas, com ITF, em sistemas RFID operando no range de freqüência de 860-960 MHz.

      O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou no Diário Oficial da União na quarta-feira (19/12) o Edital para seleção do(a) novo(a) Diretor(a) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), localizado em Recife-PE. Podem se candidatar ao cargo brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional compatível com as áreas de atuação do CETENE, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no Edital.

EDITAL Nº 316/2018/SEI-MCTIC