NANOTECNOLOGIA

LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE NANOTECNOLOGIA – LMNANO

O LMNano é um dos seis Laboratórios Estratégicos do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC – aberto aos pesquisadores para o apoio à pesquisa acadêmica e para a prestação de serviços tecnológicos para empresas. Com um corpo técnico-científico de alto nível, o LMNano disponibiliza uma moderna e completa infraestrutura instrumental de análises, morfologia e propriedades de produtos, insumos e materiais em geral., além de ser capacitado para dar suporte à execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em Nanociência, Nanotecnologia e (Nano)Biotecnologia, envolvendo as diversas áreas do conhecimento.

É um laboratório multiusuário que já prestou serviços para empresas de diversos setores, como, por exemplo, os de mineração, químico e petroquímico, têxteis, metalúrgico, farmacêutico e de cosméticos, indústrias de corantes/pigmentos, construção civil, microeletrônica, medicina e perícia.

O LMNano possui mais de 450 pesquisadores cadastrados como usuários, com atuação em mais de 30 Instituições Científicas e Tecnológicas, de 17 estados do Brasil.

O laboratório conta com a coordenação do Dr. André Galembeck e a vice coordenação do Dr. Antônio Ferreira da Silva (LAMUME-IF/UFBa).

ACESSO AO USUÁRIO

O LMNano está capacitado para dar suporte à execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em Nanociência, Nanotecnologia e (Nano)Biotecnologia envolvendo as áreas de Novos Materiais, Física, Química, Farmácia, Biologia, Bioquímica e engenharias.

Empresas: as solicitações devem ser encaminhadas por email: prestaçãodeserviços@cetene.gov.br.

EQUIPAMENTOS DO LMNANO

Análise de Distribuição de Tamanho de Partículas por Espalhamento Dinâmico de Luz (granulometria a laser);

Analisador de Área Superficial e Tamanho de Poros;

Espectroscopia vibracional na região do Infravermelho e Espectroscopia Raman;

Espectroscopia de Dicroísmo Circular e Absorbância no UV-visível;

Microscopia Óptica de Varredura em Campo-próximo (SNOM), Microscopia Raman Confocal e Microscopia de Força Atômica (AFM);

Difratometria de Raios-X.

      O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou no Diário Oficial da União na quarta-feira (19/12) o Edital para seleção do(a) novo(a) Diretor(a) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), localizado em Recife-PE. Podem se candidatar ao cargo brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional compatível com as áreas de atuação do CETENE, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no Edital.

EDITAL Nº 316/2018/SEI-MCTIC