SOBRE O CETENE

O Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste, além de promover a integração entre a sociedade, a inovação e o conhecimento.

Nossa infraestrutura conta com laboratórios de referência, multiusuários nas macro áreas de biotecnologia, microeletrônica e nanotecnologia, todos contam com equipamentos e pesquisadores de altíssimo nível.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Ser um centro de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação;

Apoiar o desenvolvimento industrial e a agroindústria da região pela execução de projetos em cooperação e prestando serviços tecnológicos de alto nível;

Disponibilizar laboratórios e equipamentos de nível internacional para a comunidade acadêmica como facilidades abertas (open facilities);

Viabilizar a inserção de tecnologias maduras no setor produtivo.p>

Constituir-se em um fórum permanente de difusão tecnológica, abrigando eventos, promovendo cursos, workshops e outras iniciativas para acelerar o fluxo e a transferência de informação e de conhecimento.


MISSÃO

Nossa missão se pauta em desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste, promovendo parcerias baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina. A prioridade é atender demandas da sociedade, articulando o conhecimento científico e tecnológico em três grandes áreas: biotecnologia, nanotecnologia e microeletrônica; e o acesso ao fomento, promovendo, desta forma, a transferência de tecnologia de produtos e processos que contribuam com o desenvolvimento da região.

FORMAS DE ATUAÇÃO

Com prioridade de atender as demandas da sociedade, o Cetene atua articulando o conhecimento científico e tecnológico e o acesso ao fomento, promovendo, desta forma, a transferência de tecnologia de produtos e processos que contribuam com o desenvolvimento da Região Nordeste.

A atuação do Cetene prevê ainda ações de divulgação dos resultados provenientes dessas cooperações. Seminários, fóruns e capacitações são realizados no intuito de informar a sociedade acerca de ações do Centro, de seus parceiros e de outros agentes do sistema de ciência, tecnologia e inovação. Toda essa interação com a sociedade permite um fluxo de transferência de tecnologias que inserem na região ações, técnicas e produtos inovadores que colaboram com o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.

Formado por profissionais qualificados e com foco permanentes no futuro, que pensam nas mais criativas soluções para as mais diversas demanda, o Cetene trabalha em parceria com universidades, empresas e outros centros de pesquisa, promovendo inovação, difundindo tecnologias e multiplicando competências.

Os processos são flexíveis, desburocratizados e atendem especificidades locais, fazendo uma importante ponte entre projetos em busca de apoios e apoiadores, além de ser um instrumento importante de inserção de tecnologias no setor produtivo e na sociedade, que faz orientação para ações de implantação de projetos tecnológicos, fundamentados a partir de estudos científicos e organização em cooperativas e/ou associações para capacitação das comunidades.

Além disso, o Centro permite a colaboração entre as unidades de pesquisa e ensino de todo país e busca facilitar a formação de redes de pesquisas temáticas, que solucionam problemas em diversos segmentos em escalas regionais e nacionais.