ENERGIA

No mundo em que vivemos, seria impossível realizar até as mais simples tarefas sem a utilização de recursos energéticos. E, é por meio da utilização desses recursos, que a sociedade humana se desenvolve e se adapta ao meio ambiente.

No mundo industrializado, a progressão dos recursos energéticos tem se tornado essencial, pois, é através deles, que se constrói uma sociedade devidamente desenvolvida.

No Brasil, à medida que o país foi se modernizando, o setor energético foi avançando. As principais fontes energéticas do país, atualmente, vêm de fontes alternativas – de natureza renovável. A principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país é a hidroelétrica. Que é responsável por cerca de 90% da energia elétrica consumida no país.

A Região Nordeste, a segunda mais populosa do país, vem se destacando enquanto área em potencial na produção energética, graças às condições ambientais que favorecem o desenvolvimento das matrizes eólica e solar. Maior parte do potencial eólico produzido no país é gerado na região – cerca de 75.000 MW – e, por ser uma área um dos maiores índices de exposição solar do planeta, é uma das áreas de potencial fotovoltaico mais eficazes, responsável por cerca de 5.700 a 6.100 Wh/m² dia.

O Cetene dedica parte de seus esforços nas mais avançadas pesquisas no setor energético, sendo referência não só na Região Nordeste, mas também no Brasil e no exterior.

PROJETOS

Dopagem de nanotubos de Tântalo e Titânio para aplicação no processo fotoeletroquímico de water splitting sob irradiação de luz visível

+ informações