TIC

As Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC- englobam o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de conteúdo informativo em meios digitais, promovendo, assim, o tratamento da informação através de aparelhos eletrônicos. É aplicada nas mais diversas áreas de atividade social, com o objetivo de auxiliar o ser humano na potencialização das capacidades de comunicação, pensamento e memória.

O Brasil, nessa área, era considerado retrógrado frente a outros países. Mas, nos dias de hoje, já alcança uma posição muito semelhante aos chamados países “de primeiro mundo” nas questões de inovação e uso de tecnologias de informática pela população em geral.

Nos últimos tempos, o Nordeste brasileiro tem se destacado em nível nacional pela sua ascensão no campo tecnológico. Recife é o maior polo de informática do Brasil, concentra em média 200 empresas do segmento, gerando 6 mil empregos e fatura mais de R$ 700 milhões por ano.

Outras cidades, além da capital pernambucana, ganham destaque no setor, como Campina Grande e Fortaleza que a cada ano captam mais recursos da Lei de Informática.

Nesse contexto, o Cetene é referência nas pesquisas e inovações, sendo um importante parceiro das empresas e instituições nas demandas da Região.

PROJETOS

Desenvolvimento de Plataforma de Referência para o chip i-TV

O Sistema Opto-Eletrônico para Processamento de Imagens e Detecção Automática de Eventos de Risco

      O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou no Diário Oficial da União na quarta-feira (19/12) o Edital para seleção do(a) novo(a) Diretor(a) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), localizado em Recife-PE. Podem se candidatar ao cargo brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional compatível com as áreas de atuação do CETENE, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no Edital.

EDITAL Nº 316/2018/SEI-MCTIC