10/01/2019 - Palestras Futuras Cientistas 2019

PALESTRA A SER REALIZADA NO DIA 04/01/2019 horário 9:30- 12:00
Ilma. Sra.
Prof. ANIDENE CHRISTINA MORAES

ETE Governador Eduardo campos
TITULO: “DESAFIOS E CONQUISTAS NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE JOVENS.”

Coordenadora e docente do curso técnico em agroecologia e Agronegócio da Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos. Possui graduação e pós-graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Doutora (2017) e Mestre (2012) em Produção e Nutrição de Ruminantes (PDIZ e PPGZ). Zootecnista, 2009.2 e Licenciada em Ciências Agrícolas, UFRPE, 2015.1. Desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório PROGENE associado a rede Brasileira de Laboratórios de Análise da Qualidade do Leite (RBQL), com concessão de bolsa de Cooperação técnica (BCT-7)-FACEPE, 2012. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE) de 2005.2 a 2009.2. Vinculada aos grupos de pesquisa (DGP): Nutrição de Ruminantes – UFRPE e Produção de Ruminantes – UFRPE. Atua nas áreas de formação de professor para educação do campo; Educação formal e não formal com ênfase educação campo; Agroecologia, Permacultura, Agricultura familiar, convivência com semiárido, êxodo rural; Produção e nutrição de ruminantes, com ênfase em avaliação de alimentos, bromatologia, microbiologia e produção e qualidade de leite.

Ilma. Sra.
ISABELLE LEMOS
Bacharel em direito
TITULO: GENERO, RAÇA E EDUCAÇÃO


PALESTRA A SER REALIZADA NO DIA 11/01/2019 horário 9:30- 12:00
Ilma. Sra.
FABIANA CASSIA SOARES DE SOUZA

Consultora de Carreira
TITULO: “IMPULSIONANDO MULHERES NA LIDERANÇA”
Especialista em Gestão de Pessoas, possui mais de 20 anos de experiência como executiva corporativa de Recursos Humanos, atuando nos segmentos de construção civil, indústria, energia e serviços, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco.
Consultora na Lee Hecht Harrisson desde 2017, atuando em projetos de transição de carreira para profissionais e executivos e também, em treinamento e desenvolvimento de pessoas, em empresas nacionais e multinacionais de vários segmentos. Sócia fundadora da AUDITARH para estruturação de projetos de Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção estratégica de pessoas.
Vice Presidente da ABRH PE (2017/2018). Coordenadora do Fórum de Mulheres na Liderança ABRH PE e ONU Mulheres, União Európeia e OIT (2017/2018). Coordenadora projeto de Mulheres na Liderança ABRH PE
(2015/2018). Atuou como consultora da UNESCO para o Projeto Educação Livre (2015/2016), na área de sustentabilidade e empregabilidade de grandes indústrias. Docente em pós graduação e MBA. Palestrante
convidada em fóruns e workshops. Interlocutora da ONU Mulheres para a região Norte e Nordeste do país. Voluntária do Instituto Maria da Penha, como debatedora e palestrante.

Ilma. Sra.
VITORIA MARIA SALES ROCHA

Aluna da Escola de Aplicação do Recife
TITULO: “AS MULHERES NO MUNDO DA NANOTECNOLOGIA”
Vitoria é aluna do terceiro ano da Escola de Aplicação do Recife e participou do ultimo Futuras cientistas.


PALESTRA A SER REALIZADA NO DIA 18/01/2019 horário 9:30- 12:00
Ilma. Sra.
REGINA CÉLIA BARBOSA

Sócia-Fundadora e Diretora do Instituto Maria da Penha – IMP
TITULO:

Filósofa, Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e Atualmente cursa o Doutorado em Direito, Justiça e Cidadania para o Séc. XXI na Universidade de Coimbra em Portugal. É Profª Universitária há 22 anos. Membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCrim); é Fundadora, Vice-presidente e Diretora Pedagógica do Instituto Maria da Penha e Responsável pelos Projetos. Autora do Programa Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania – Projeto em execução na Faculdade Metropolitana (Jaboatão) e na Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco (Recife), com o apoio do Consulado Americano no Recife.

Ilmo. Sr.
Prof. SERGIO MACHADO REZENDE

Departamento de Física
Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE
TITULO: “A FÍSICA E AS TECNOLOGIAS QUE MUDARAM O MUNDO”
Sergio Machado Rezende nasceu no Rio de Janeiro onde fez o curso primário na escola municipal Pedro Ernesto, cursou o ginásio e o científico no Colégio da Aplicação da Universidade do Brasil e obteve o diploma de
Engenheiro Eletrônico na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963). Em Cambridge, nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre em 1965 e de Doutor em 1967, ambos em Electrical Engineering-Materials
Science, no Massachusetts Institute of Technology. Foi professor associado na PUC/RJ em 1968-1971, professor titular na UNICAMP em 1971 e desde 1972 é professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal
de Pernambuco. Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas:
magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica. Orientou 40 teses de mestrado e de doutorado e publicou mais de 260 artigos científicos em revistas de circulação internacional, tendo mais de 5 000 citações na base de dados do Google Acadêmico. Em gestão de C&T foi Chefe do Departamento de Física e Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, Diretor Científico da FACEPE durante sua implantação, em 1990-1993, e Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco de 1995 a 1998 no Governo de Miguel Arraes. No período 2001-2002 foi Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda, cargo que deixou em Janeiro de 2003 para assumir a Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em julho de 2005 deixou a Presidência da FINEP para assumir o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010 quando encerrou o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers. Por suas atividades acadêmicas e científicas, recebeu em 1988 a ordem do Mérito Educativo concedida pelo Ministério da Educação; em 1995 foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz, concedida pelo Presidente da República; em 2001 recebeu, também do Presidente da República, o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES; em 2006 recebeu o prêmio Bunge; em 2009 foi o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber o Outstanding Referee Award?; e em 2013 recebeu o prêmio de Ciencia da Fundação Conrad Wessel.


PALESTRA A SER REALIZADA NO DIA 25/01/2019 horário 9:30- 12:00
Ilma. Sra.
MARCELLE SULTANUM

Diretora Presidente da Rishon Cosméticos
TITULO: “CINCO LIÇÕES QUE VOCÊ NÃO APRENDE NA UNIVERSIDADE”
Empresária, Diretora Presidente da Rishon Cosméticos. É Administradora de empresas pela Univesidade de Pernambuco e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Assumiu o controle da Industria aos 20 anos de idade com o falecimento do seu pai e fundador Jacques Sultanum. Membro do conselho do Lider Mulher Pernambuco, realizou diversos cursos e seminários na área de empreendedorismo e inovação dentre eles o seminário internacional no Harvard Club organizado durante a NRF pela BTR Varese.

Ilma. Sra.
ADRIANA CARVALHO

Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres
TITULO: “COMO ESTÃO AS MULHERERS E MENINAS DO BRASIL E COMO ASSEGURAR AS MESMAS OPORTUNIDADES PARA TODOS E TODAS”

Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres desde 2014. É responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas de empoderamento das mulheres e igualdade de gênero no mundo do trabalho e coordenar a parceria da ONU Mulheres com União Europeia e OIT no Brasil. Dentre as várias atividades que realiza estão oficinas e palestras sobre o tema, identificação de parcerias e projetos e participação em grupos de empresas que discutem o tema como Aliança, Movimento 360 e comitê de diversidade da Amcham. É graduada em economia pela FAAP com especialização pela FGV e mestrado em administração de empresas pelo Insper. Tem experiência profissional nas áreas de Cadeia de  Abastecimento, Comercial e Financeira de multinacionais e investidora anjo em startup de tecnologia. Durante 11 anos ocupou posições de liderança na Dow Brasil.