14/10/2019 - Inscrições abertas para o Programa Futuras Cientistas 2020



Têm início nesta segunda-feira (14) as inscrições para a 6ª edição do Programa Futuras Cientistas, programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, destinado a estudantes e professoras de ensino médio. O Futuras Cientistas cresceu nesta edição e alcançou outras unidades de desenvolvimento da pesquisa científica da região. Em 2020, o programa idealizado pela Pesquisadora do CETENE, Giovanna Machado, oferece vagas para 30 participantes. As instituições parceiras serão o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-NE/CNEN), o Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco (INTM/UFPE)e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Do total de 30 vagas, 18 serão alocadas no CETENE e as outras 12 distribuídas nos três laboratórios parceiros.


O CETENE atua nas áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Microeletrônica, contemplando os laboratórios de Biotecnologia Branca (LACAN, LABIO, LAFIP), Biotecnologia Verde (LAPAB, LADIF), Nanotecnologia (LMNAN 1 e 2), Caracterização (LMNAN 3 e Microscopia) e de Integração de Circuitos e Sistemas (LINCS). Os laboratórios da Biotecnologia Branca disponibilizarão juntos 06 (seis) vagas, distribuídas em dois planos de trabalho (LACAN/LABIO e LACAN/LAFIP), e para cada plano sendo destinadas duas vagas a estudantes e uma a professora. Os laboratórios LADIF e LAPAB disponibilizarão juntos 02 (duas) vagas, ambas destinadas a estudantes. O laboratório de Nanotecnologia disponibilizará 04 (quatro) vagas, sendo duas destinadas a estudantes e duas a professoras. O laboratório de Caracterização disponibilizará 03 (três) vagas, sendo duas destinadas a estudantes e uma a professora. O laboratório de Integração de Circuitos e Sistemas disponibilizará 03 (três vagas), sendo duas para estudantes e uma para professora.


Os laboratórios disponibilizados pelas instituições parceiras serão o Laboratório de Dosimetria Biológica, do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-NE/CNEN), o Laboratório de Soldagem (Soldamat), do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM/UFPE) e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores , do Departamento de Matemática da UFRPE (LIFE/UFRPE). Assim, o laboratório parceiro do CRCN-NE disponibilizará 02 (duas) vagas, sendo uma para estudantes e uma para professora. O laboratório parceiro do INTM/UFPE disponibilizará 05 (cinco) vagas, sendo quatro para estudantes e uma para professora. O laboratório parceiro da UFRPE disponibilizará 05 (cinco) vagas, sendo três para estudantes e duas para professoras.

As inscrições seguem até 14/11, conforme cronograma divulgado no site do CETENE. Para fazer a sua inscrição, acesse aqui.