22/11/2019 - Secretário de Planejamento do MCTIC visita o CETENE

Programas de desenvolvimento tecnológico do Centro foram apresentados


A Diretora do CETENE/MCTIC, Lygia Vilmar Britto, recebeu nesta quarta-feira (20), visita institucional do Secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPLA/MCTIC), Antônio Franciscangelis Neto. O Secretário conheceu as instalações do Centro e foi apresentado aos programas de desenvolvimento tecnológico nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, microeletrônica e produção.


Na ocasião, foram discutidos aspectos do Planejamento Estratégico do MCTIC 2020-2030, assim como a construção de indicadores que servirão de base para acompanhar cada meta definida pelo Ministério. Entre os objetivos estratégicos do MCTIC para os próximos 10 anos estão estimular a pesquisa e a transformação do conhecimento científico em riqueza para a sociedade e fortalecer o Sistema de Ciência e Tecnologia Nacional.


A visita se estendeu aos laboratórios nesta quinta-feira (21), onde o Secretário conheceu os projetos de pesquisa do Programa de Capacitação Institucional do CETENE/MCTIC e as instalações da Central Analítica, LAPAB (Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biofábrica), LADIF (Laboratório de Diagnose Fitossanitária), LABIO (Laboratório de Bioprocessos) e Microscopia Eletrônica, laboratório de caráter multiusuário e acessível a pesquisadores e empresas. Na Biofábrica Gov. Miguel Arraes, unidade produtiva que oferece suporte ao setor agroindustrial, foram apresentadas as produções em larga escala de cana-de-açúcar e oleaginosas com interesse econômico e estratégico para o Nordeste.


Além do Secretário Antônio Franciscangelis Neto, participaram da visita Carlos Tadeu Assumpção de Pinho, Diretor do Departamento de Planejamento Estratégico (SEPLA/MCTIC), Marcelo Conforto de Alencar Moreira, Coordenador de Modernização Organizacional do Departamento de Indicadores e Otimização de Processos (SEPLA/MCTIC), Diogo de Oliveira Querol, Assessor da Coordenação-Geral de Alinhamento de Programas (SEPLA/MCTIC) e José Eduardo Portella Almeida, Chefe de Gabinete (SEPLA/MCTIC).


Localizado em Recife/PE, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) é uma unidade de pesquisa do MCTIC criada em 2005 para apoiar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste, além de promover a integração entre sociedade, inovação e conhecimento.