13/01/2020 - Futuras Cientistas recebe Gleide Ângelo em manhã de palestra no CETENE

MULHERES EMPODERADAS || Aconteceu nesta sexta-feira (10) a primeira rodada de palestras da 6ª edição do Programa Futuras Cientistas, projeto idealizado pela pesquisadora Giovanna Machado, em parceria com o CETENE/MCTIC e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. Dividiram a mesa as ex-participantes do programa, Sarah Silva e Emanuella Conceição, além da delegada e deputada estadual Gleide Ângelo.

Sob os olhares atentos dos presentes, Gleide reforçou a urgência de iniciativas como o Futuras Cientistas na promoção da equidade de gênero e no combate à violência contra as mulheres. “Viemos ao mundo para sermos protagonistas de nossas próprias histórias”, ressaltou a deputada, dirigindo-se às professoras e estudantes de escolas públicas de Pernambuco que participam do programa este ano.

Confira abaixo a agenda de palestras para o mês de janeiro. Inscreva-se aqui!

17/01/2020

Dr. Sérgio Machado Rezende – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cientista e político brasileiro, foi Ministro da Ciência e Tecnologia entre 2005 e 2010. É professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica.

Dra. Sonia Guimarães (ITA) Física brasileira, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA, tendo ingressado em 1993, quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Propriedade Eletróticas de Ligas Semicondutoras Crescidas Epitaxialmente.

24/01/2020

Luciana Santos – Vice-governadora de Pernambuco Engenheira e política brasileira, sendo a atual vice-governadora do estado de Pernambuco, eleita em 2018 a primeira mulher a ocupar o cargo. Luciana é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 1987, partido do qual é a presidente nacional. Em 2000, foi eleita pelo PCdoB primeira a prefeita comunista do Brasil, em Olinda, Pernambuco, sendo reeleita em 2004, no primeiro turno, onde exerceu o mandato até 2008. Compôs o governo de Pernambuco, na gestão de Eduardo Campos (PSB), como secretária de Ciência e Tecnologia em 2009, deixando o cargo no início de 2010 para candidatar-se, e elegendo-se deputada federal. Em 2015, é eleita presidente do diretório nacional do PCdoB, sucedendo Renato Rabelo. Foi reconduzida à presidência do partido durante o 14º Congresso do PCdoB, realizado em novembro de 2017. Luciana Santos foi candidata à prefeitura de Olinda em 2016 e ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 32.929 votos. Nas eleições de 2018, foi eleita vice-governadora do estado de Pernambuco na chapa de Paulo Câmara (PSB).

Dra. Vanderlan Bolzani – Universidade Estadual Paulista (UNESP) É uma cientista brasileira, professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e membro da coordenação do programa BIOTA-FAPESP. Até 2010 foi presidente da Sociedade Brasileira de Química. Vanderlan Bolzani é formada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre em química orgânica e doutora em ciências, ambos os títulos obtidos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Em 2019, a Sociedade Brasileira de Química criou o prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, com o objetivo de reconhecer mulheres que se destacam na área de Química e que contribuem para o fortalecimento da associação. As primeiras recipientes do prêmio Vanderlan da Silva Bolzani foram a química Maria Domingues Vargas, da Universidade Federal Fluminense, e Dirce Maria Fernandes Campos, da Sociedade Brasileira de Química.