28/01/2020 - Giovanna Machado é nomeada Diretora do CETENE/MCTIC

Pesquisadora Titular da instituição cumprirá mandato de 4 anos
Foto: Arthur Campos

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28) a Portaria MCTIC n.° 284, de 24 de janeiro de 2020, que nomeia a Pesquisadora Titular, Giovanna Machado, Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTIC). A nomeação encerra o processo seletivo iniciado em novembro de 2018, quando o Comitê de Busca para escolha do novo diretor foi instituído.

Giovanna Machado é Pesquisadora Titular do CETENE/MCTIC desde 2009. Graduada em Química pela PUCRS, Giovanna possui mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais pela UFRGS. A pesquisadora realizou ainda estágio de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Natural de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Giovanna tem 51 anos e desenvolve pesquisa na área de síntese e caracterização de nanomateriais para aplicação em energia sustentável. Seus projetos atuais são dedicados à produção de hidrogênio e sistemas fotovoltaicos. A pesquisadora é ainda Diretora da Divisão de Materiais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e membro do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq.

“Terei a oportunidade de colocar em prática o objetivo que me moveu do Sul para o Nordeste do Brasil há 10 anos. Juntos poderemos desenvolver uma instituição inovadora, ágil e de qualidade”, declarou Giovanna Machado ao tomar conhecimento da sua nomeação.

Giovanna sucede Lygia Britto, Coordenadora de Gestão Administrativa do CETENE/MCTIC, que ocupou o cargo de Diretora nos últimos 13 meses. O mandato da nova gestão será de 4 anos, estendendo-se até janeiro de 2024.

Texto: ASCOM/CETENE