09/10/2020 - CETENE participa do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ações da instituição acontecem nos dias 11 e 21 de outubro

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) preparou uma programação de atividades especiais para comemorar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), celebrado até o fim de outubro. A partir deste ano, as atividades de popularização da ciência que eram concentradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia passarão a ser realizadas ao longo de todo o mês de outubro, sob a coordenação do MCTI.

O próximo domingo, dia 11 de outubro, será dedicado às atividades do CETENE – Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, que serão realizadas remotamente, em virtude da pandemia de COVID-19, e transmitidas pelo YouTube do MCTI (https://www.youtube.com/mctic). As atividades têm início a partir das 9 da manhã, estendendo-se por todo o dia. São palestras temáticas sobre projetos e pesquisas desenvolvidos no CETENE – uma oportunidade de conhecer o Centro, que se localiza no Recife (PE), e é uma das 16 Unidades de Pesquisa do MCTI.

Criado em 2005 como Coordenação Regional do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o CETENE conta com equipe capacitada e infraestrutura laboratorial de referência nas áreas de Biotecnologia, Computação Científica e Nanotecnologia, para o desenvolvimento de pesquisas e atendimento multiusuário. Braço do MCTI no Nordeste, o CETENE dá suporte ainda ao desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica, à prestação de serviços tecnológicos especializados e ao desenvolvimento de projetos em colaboração com empresas.

A seguir confira a programação do CETENE no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, no próximo domingo, 11/10, a partir da 9h da manhã:

9h – Apresentação da instituição: vídeo institucional gravado pelo Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico, Frederico Toscano, e pela Diretora do CETENE, Giovanna Machado;

10h – Atividade 1. Palestra: Biotecnologia, Reflorestamento e Agroflorestas. Vídeo conduzido pela Pesquisadora Titular do CETENE, Laureen Houllou, sobre iniciativas e parcerias estratégicas do CETENE na conservação da diversidade genética de várias espécies de arbóreas da Mata Atlântica.

11h – Atividade 2. Palestra: Aplicações Tecnológicas de Polímeros Biodegradáveis. Vídeo conduzido pela pesquisadora do CETENE, Carolina Malafaia, sobre os impactos das aplicações de polímeros biodegradáveis nas áreas de meio ambiente, saúde e alimentos.

12h – Atividade 3. Palestra: Apresentação da Biofábrica Gov. Miguel Arraes. Vídeo conduzido pelo Técnico do CETENE, André Dias, sobre a Biofábrica do CETENE, que tem como missão desenvolver e produzir vegetais em larga escala com interesse econômico e estratégico para a conservação da biodiversidade do Nordeste e aumento da produtividade de produtores rurais.

15h – Atividade 4. Palestra. A Pesquisa Científica: a essência das inovações tecnológicas. Vídeo conduzido pela Pesquisadora Titular e Diretora do CETENE, Giovanna Machado, sobre a essência das inovações tecnológicas e as atividades dos laboratórios de nanotecnologia da instituição, além da apresentação do Programa Futuras Cientistas.

16h – Atividade 5. Entrevista ao vivo. Giovanna Machado (Pesquisadora Titular e Diretora do CETENE);

17h – Atividade 6. Palestra: PANCs – Importância e Valor Social. Os pesquisadores do CETENE, Lindomar Souza, Felipe Lira e Marta Barbosa conduzem vídeo sobre as plantas comestíveis não-convencionais ou PANCs, que podem ser utilizadas na alimentação e abrangem desde plantas nativas e pouco usuais, até́ exóticas e silvestres com uso alimentício direto e indireto, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, óleos, féculas ou até́ mesmo condimentos e corantes naturais.

19h – Atividade 7. Palestra: Técnicas computacionais aplicadas na identificação de variantes genéticas. O pesquisador do CETENE, Rogério Rosa, finaliza a programação da instituição no MNCTI falando sobre técnicas computacionais aplicadas na identificação de variantes genéticas e como o CETENE tem aplicado e desenvolvido técnicas de bioinformática, banco de dados e inteligência artificial a fim de extrair, armazenar e gerar conhecimento a partir das bases de dados genômicas de microrganismos de interesse biotecnológico para o Nordeste brasileiro.

No dia 21 de outubro, às 11 da manhã, inserida na programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Dr. Jarley Nóbrega será responsável pela palestra “Inteligência Artificial: Impactos e Desafios no Mercado de Trabalho”. A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Mas como a inteligência artificial impacta o mercado de trabalho? A palestra será transmitida pelo YouTube do MCTI. O tema da 17ª SNCT é Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.

Para mais informações sobre o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações e a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acesse: https://snct.mcti.gov.br