Título: Dopagem de nanotubos de Tântalo e Titânio para aplicação no processo fotoeletroquímico de water splitting sob irradiação de luz uv-visível
A crescente demanda energética aliada a problemas ambientais e ao alto preço e reservas finitas de petróleo direciona-se, cada vez mais, a uma futura crise energética não muito distante. A energia de fontes renováveis destaca-se como uma alternativa de alto potencial, suficiente para suprir as necessidades da humanidade. O Sol fornece anualmente, para a atmosfera terrestre, 10.000 vezes o consumo mundial de energia. Sendo 50 % dessa energia luz visível e o restante se divide em infravermelho e radiação ultravioleta. Contudo, apenas 5% dessa energia (ultravioleta) pode ser absorvida diretamente pelo semicondutor.
Buscamos, neste projeto, a construção de um sistema híbrido, formados por materiais semicondutores e nanopartículas metálicas plasmônicas, para a produção de energia química e elétrica alimentado apenas por radiação solar como fonte única de energia. A combinação dos efeitos de plasmons às propriedades catalíticas do semicondutor representam uma interessante oportunidade, pois o efeito de plasmon intensifica a absorção de luz visível pelo material semicondutor. O sistema converterá energia solar a outras formas de energia utilizando foto catalisadores capazes de gerar hidrogênio, H2 pelo processo de quebra da molécula de água (water splitting).
“O CETENE informa que, por causa da pandemia de Covid-19, a Prestação de Serviços Técnicos encontra-se temporariamente suspensa. Oportunamente avisaremos quando os serviços forem retomados.”