Pasta de dente com nanopartículas na prevenção da cárie

Título: Formulação e análise do potencial cariostático e preventivo de um dentifrício enriquecido com nanopartículas de prata e fluoretos

cariostatico

A cárie e uma doença transmissível e infecciosa que tem incidência em mais de 90% da população humana. Segundo dados do IBGE (2011) 11 milhões de crianças no Brasil entre 0 e 12 anos nunca foram ao dentista e já foi demonstrado que problemas dentários a partir da primeira infância terão consequências deletérias futuras não somente na saúde bucal, mas também no crescimento e no desenvolvimento cognitivo. Este projeto visa ao desenvolvimento de tecnologias para a prevenção e tratamento de cárie, que dispensam a utilização de brocas e a necessidade de infraestrutura clínica.

O projeto é resultado de uma cooperação científica entre a Universidade Federal de Pernambuco, a Faculdade de Odontologia da UPE e do Cetene. As formulações são baseadas na ação bacteriostática e bactericida de nanopartículas de prata e as pesquisas desenvolvidas nos últimos 6 anos possibilitaram alcançar 81% de eficiência após 7 dias, 73% após 5 meses e 67% após 1 ano, em cárie de dentina, com uma única aplicação. Também demonstramos que as formulações são eficazes na prevenção da formação de biofilmes formados pelas bactérias causadoras das cáries na superfície dos dentes, não são irritantes ou citotóxicas e as doses necessárias são relativamente baixas. Do ponto de vista clínico, a não utilização da broca reduz significativamente os custos e tempo de atendimento, sem traumatizar a criança.

O objetivo desta proposta é desenvolver um novo dentifrício contendo nanopartículas de prata e fluoretos, com a finalidade de prevenir e paralisar a cárie dentária bem como a realização de teste clínico piloto.

Os resultados obtidos até aqui são excelentes e permitem vislumbrar uma mudança de paradigma na prevenção e tratamento de cáries alternativas ao chamado “drilling and filling” de acesso universal, extensiva a outros países e outras faixas etárias.

Orientador

André Galembeck – andre@cetene.gov.br


Colaboradores

Aronita Rosenblatt

Valdeci Elias dos Santos Junior – valdeciodonto@gmail.com

Miguel Angel Pelagio Flores – miguel.flores@cetene.gov.br

Ano de Pesquisa

2016- 2018

Órgãos Parceiros

UFPE e UPE

Outras Mídias

ESTADÃO

GLOBO